As 5 melhores farinhas Low Carb para você usar no dia a dai

Mesmo que você siga uma dieta Low Carb e entenda bem porque é que não deve consumir trigo, aquela vontade de um pãozinho gostoso, uma pizza de vez em quando e um bolo saboroso no café da tarde ainda persiste?

Trago boas notícias!

Existem muitas opções para os seguidores da Low Carb! Desde a famosa farinha de amêndoas até as menos conhecidas como a de frango ou de maracujá, tem farinha para todo gosto! 

Claro que os sabores conseguidos com elas são diferentes dos que você conseguirá ao utilizar a boa e velha farinha de trigo.

Mas isso não quer dizer que eles deixem a desejar: Dá para fazer receitas low carb deliciosas com farinhas que são boas para seu organismo e não vão te engordar!

Agora, quais são as melhores e mais versáteis? 

Neste artigo trago para você a resposta definitiva! E o melhor de tudo: Vou te ensinar a usar cada uma das melhores farinhas Low Carb!

5 Melhores farinhas Low Carb

  • Farinha de amêndoas
  • Farinha de linhaça
  • Farinha de coco
  • Farinha de frango
  • Farinha de nozes

Farinha de amêndoas: A estrela da Low Carb

Farinha de amêndoas:

A farinha de amêndoas é obtida através do processamento deste fruto seco, até que ele adquira a consistência ideal para ser utilizado em receitas.

O que costuma deixar as pessoas meio assustadas é seu preço: Em lojas de produtos naturais o valor do quilo parte dos 90 reais. 

No entanto, você não precisará adquirir um quilo de uma vez, certo? Afinal, você já não precisa fazer uma forma inteira de bolo: só uma canequinha, que leva duas colheres de sopa da farinha, é suficiente.

A versatilidade da farinha de amêndoas é incrível. Ela é utilizada em bolos e pães, mas também para deliciosas tortas salgadas e pizzas. Alem disso consegue ir bem com todo tipo de ingredientes e deixa as receitas maravilhosas!

Quer um exemplo? A Mariana Montezzana, do blog Vida Low Carb, tem estas receitas de empadão de frango Low Carb e de pão Low Carb com farinha de amêndoas que são matadoras!

Usando a farinha de amêndoas

Esta farinha Low Carb é neutra, com um sabor que casa bem com doces e salgados. Ela substitui a farinha de trigo de maneira excepcional!

Quando decidir testar uma receita, pode utilizar a farinha de amêndoas na mesma medida que utilizaria de farinha de trigo. Dessa forma, se a receita leva duas xícaras de trigo em sua versão “gorda”, pode utilizar as mesmas 2 xicaras para a versão Low Carb.

Como a farinha de amêndoas tem um valor elevado quando comparada às demais, combinar esta e outras farinhas para uma receita maior pode ser uma estratégia interessante!

Vamos conversar melhor sobre isso daqui a pouco!

Farinha de linhaça: versatilidade e bom preço

Farinha de linhaça

A farinha de linhaça é top quando falamos na relação custo- benefício: ela combina com muitas receitas e tem um precinho legal, a partir de 15 reais o quilo.

Existem duas variedades dela:

  • Dourada, de sabor mais suave
  • Marrom, um pouco mais amarga

As propriedades nutricionais de ambas são praticamente as mesmas. Mas, o sabor tem uma nuance significativa!

A verdade é que, ainda que você não seja muito fã dela, a farinha de linhaça cai muito bem em receitas salgadas, como de pão Low Carb, por exemplo.

Sem falar que ela pode ser combinada com outras desta lista, como a cara farinha de amêndoas, barateando custos e mesmo aumentando o sabor das comidas!

Usando a farinha de linhaça

A farinha de linhaça não consegue substituir a farinha de trigo sozinha, como a farinha de amêndoas. Ela tem uma textura diferente, que não funciona em todas as receitas.

Por outro lado, combinada com outras, seus resultados são excelentes!

Vamos conversar sobre essa questão da combinação de farinhas daqui a pouco! Continue comigo!

Farinha de coco: doces Low Carb de lamber os dedos!

Farinha de coco: doces Low Carb

A farinha de coco casa muito bem com doces! Bolos e tortas Low carb ficam deliciosas com ela!

Esta farinha é capaz de substituir muito bem o trigo nesse tipo de receitas, acrescentando um sabor todo especial a elas. Afinal, ao ser feita de coco, ela guarda o sabor dessa fruta.

Trata-se de uma farinha Low Carb com um bom custo benefício: a média de preços parte dos 14 reais o quilo. E hoje é possível encontrá-la até em supermercados!

Usando a farinha de coco

A farinha de coco é um ingrediente bastante seco. Por esse motivo é preciso cuidar com a quantidade usada, para não estragar a receita. Ela ‘chupa’ os líquidos com muita facilidade.

Uma boa proporção entre esta farinha e o trigo é 1/3 para 1. Isso quer dizer que se a receita tradicional leva 300 gramas de farinha de trigo você deve utilizar 100g de farinha de coco.

Farinha de frango: o ingrediente secreto da coxinha Low Carb

Farinha de frango

Se você ainda não percebeu, vou te contar: é possível fazer farinha de tudo!

Isso mesmo! A farinha nada mais é que o processo de moagem de um ingrediente qualquer após retirar a maior parte da água de sua composição.

Simples assim.

A farinha de frango não é um ingrediente vendido em supermercados ou lojas de produtos naturais: você vai ter que fazer em casa, mesmo.

A boa notícia é que não é difícil!

Você só precisará assar o peito de frango no forno até que ele fique bem sequinho e depois colocar no processador, picando até que adquira a consistência de uma farinha.

Ela é excepcional para o preparo de massa de panqueca Low Carb, tortas salgadas e, claro, para a famosa coxinha Low Carb!

O que? Ainda não conhece essa receita? Eu te ensino!

Coxinha Low Carb

Coxinha Low Carb

Massa:

  • 2 xícaras de farinha de frango
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • ½ xícara de água
  • 1 colher de chá de fermento

Recheio:

  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 cebola picadinha
  • 1 dente de alho amassado
  • ½ peito de frango desfiado
  • Sal e pimenta a gosto

Misture muito bem todos os ingredientes da massa, até que ela adquira a consistência de uma massa mole e levemente pegajosa. Faça bolinhas do tamanho desejado e reserve.

Em uma panela, frite o alho e a cebola no azeite e acrescente o peito de frango. Tempere a gosto.

Abra as bolinhas de massa na mão e recheie. Dê o formato de coxinhas. Em forma untada, coloque para assar por aproximadamente 25 minutos em 180 graus. Está pronto!

Farinha de nozes: doces com sabor especial

Farinha de nozes

A farinha de nozes é uma prima-irmã da farinha de amêndoas. Aliás, as outras farinhas de oleaginosas, como de castanha do pará ou de caju, também o são.

Seus resultados em receitas são muito bons! Porém, o gosto das nozes é aquele que você já conhece: intenso, com um toque amadeirado.

Esse sabor vai passar para suas receitas. Para quem não é fã, melhor escolher outra farinha Low Carb. Mas, para quem é apaixonado por nozes, essa farinha é um prato cheio!

Ela funciona bem em algumas receitas salgadas, mas brilha mesmo em receitas doces, que incluem chocolate em seus ingredientes. O duo nozes e chocolate é imbatível!

Por outro lado, o custo desta farinha não é dos mais baixos. Você a encontra a partir de 70 reais o quilo.

Usando a farinha de nozes

Assim como a farinha de amêndoas, você vai acertar ao usar uma xícara de nozes para substituir a mesma quantidade de farinha de trigo.

Se você prefere que sua receita não tenha um sabor tão forte de nozes (porque ela terá!), essa farinha é outra das que combinam bem com misturinhas. E está na hora de falarmos sobre isso!

Misturas de farinhas Low Carb

Misturas de farinhas Low Carb

Existem três fortes motivos para utilizar misturas das farinhas Low Carb:

  • Baratear custos
  • Conseguir sabores neutros em receitas
  •  Acertar com a textura de massas

As proporções variam bastante, de acordo com as farinhas que você deseja utilizar. Veja o caso da farinha de coco, por exemplo:

Ela consome os líquidos da receita com muita eficiência. Assim, se você colocar demais, vai conseguir uma massa totalmente seca e dura como resultado.

O Pedro Camargo, do canal Batata Assando, ensina uma das melhores misturas de farinhas neste vídeo:

Ele mescla a farinha de amêndoas com a de linhaça e coco, nas proporções ideais para que funcione em um sem fim de receitas doces e salgadas.

É uma dica excelente!

Essa não é, nem de longe, a única maneira de misturá-las. Faça seus testes em casa!

Para não desperdiçar ingredientes, comece com poucas quantidades e analise os resultados. Seu paladar é que vai definir as proporções ideais!

Aproveite as farinhas Low Carb

Agora que você já sabe quais são as 5 melhores farinhas Low Carb, é hora de aproveitá-las!

Como você viu, a farinha de amêndoas é a queridinha dos seguidores da dieta, mas não é a única opção. Há diversas outras!

Além disso, misturar diferentes farinhas também é muito válido para fazer deliciosos pães, tortas e bolos!

Antes de se jogar em massas Low Carb só é preciso atentar para uma coisa: As receitas são excelentes para sair da rotina, mas não devem ser sua fonte principal de alimentação.

Apesar de baixas em carboidratos e totalmente dentro do conceito da dieta, as receitas são bem mais calóricas que o tradicional prato de bife com vegetais. Se comer sempre, pode prejudicar seu emagrecimento!

Você tem alguma receita legal com farinhas Low Carb? Que tal compartilhar com a gente? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *